Você acredita nessas tradições?
Essas lendas, superstições, crenças, costumes, tradições, ou como queira chamá-las, sempre existiu e sempre haverá rumores delas. Elas são tantas que muitas vezes até se contradizem...Vamos ver algumas?
- O noivo não deve ver a noiva com o vestido de noiva antes do casamento. Bom, essa é milenar e praticada por muitos povos.
- O noivo deve chegar sempre à igreja antes da noiva e deve entrar primeiro com o pé direito. Olha, eu conheço um caso que o noivo se atrasou e a noiva precisou ficar dando voltas no carro até o atrasadinho chegar...
- A noiva deverá usar uma coisa velha, uma coisa nova, uma coisa emprestada e uma coisa azul. Como diz a rima em inglês: “Something old, something new, something borrowed and something blue.” O velho simboliza o passado e a continuidade, o novo representa otimismo, esperança para a vida futura, o emprestado é a felicidade que deverá ser partilhada pelo casal e o azul, a fidelidade, amor eterno e pureza. Essa é fácil! Bora pegar o brinco azul da vovó (porque já serve como velho, azul e emprestado), e o novo pode ser a sua lingerie ou seu sapato!
- Noiva chorando no dia do casamento é bom sinal. Essas deverão ser as últimas lágrimas que derramará ao lado do amado. Noivinhas se preparem pra chorar bastante viu...e caprichem na boa qualidade da maquiagem.
- Os noivos cortam juntos a primeira fatia do bolo do casamento para assegurarem uma vida de partilha. Com certeza vão partilhar muitas coisas mesmo né, tipo as contas da casa, do cartão de crédito....rs...
- Tocar nos noivos no dia do casamento traz boa sorte. Diz-se que nesse dia o casal é abençoado por Deus. Vambora abraçar os noivos heim...
- Atirar arroz ou pétalas de rosas nos noivos garante fertilidade ao casal. Bom, hoje em dia a maioria das igrejas estão proibindo esse ato simplesmente para evitar acidentes na saída. E com razão né, imaginem os pequenos grãos de arroz e as pétalas das rosas grudando nos sapatos de saltos altíssimos e lisos e os chãos escorregadios... uhum..tombo na certa.
- Jogar o bouquet. O bouquet teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mal olhado, e na sua confecção era utilizado o alho. Eram confeccionado dois buquês: o primeiro abençoado pelo sacerdote que era guardado. O segundo era lançado em direção das mulheres solteiras. Aquela que o pegasse teria a sorte de ser a próxima a se casar. Hábito este utilizado nos dias de hoje. Bom, digamos que a mulherada se mata nessa hora né...
- Chuva no dia do casamento dá sorte. Mas há quem diga que os pingos de chuva simbolizam lágrimas futuras. Usar pérolas evitam as lágrimas, mas outros dizem que a noiva chorará uma noite por pérola usada. O que fazer então??? Bom, vamos ser sensatas meninas, rezamos por uma noite seca (pra quem se casa à noite) e dia de sol (pra quem se casa durante o dia), porque uns dizem que dá sorte chover, outros falam em azar, portanto nesse caso é melhor ficar no zero a zero. E é claro, não vamos usar pérolas (pra quê?), vamos preferir um brilhinho de um swarovski...e aí mais uma vez o placar fica zero a zero..o que acham?
- A noiva não pode participar da confecção de seu próprio vestido, não deve fazer mais do que uma prova do vestido de casamento escolhido ou que está sendo confeccionado, não pode colocar o vestido totalmente pronto antes do dia do casamento, nem que fique faltando um botãozinho para colocar ou um detalhe para prender. Fala sério né, e como é que ficam as últimas provas? Alguma noiva se habilita a colocar o vestido só na hora do casamento, sem antes ter visto os detalhes de como ficaram os acertos e todos aqueles detalhes que você certamente pediu? Hummm acho que não....
- Ter o nome bordado na barra do vestido da noiva pode atrair casamento para a mulher solteira. A sua amiga deve merecer muito isso né...Parabéns pra noivinha que tiver a paciência de bordar o nome da amiga solteira no próprio vestido. E pra quem tem muitas amigas solteiras...boa sorte!
- Não se case em janeiro, para não ter problemas econômicos ao longo da sua vida de casada. Sei...então o mapa da mina é escolher entre fevereiro e dezembro, e tá valendo mesmo se você se casar com algumas dívidas básicas da sua casa nova, alguns detalhes do casamento que ficaram ainda por acertar depois e o gasto excessivo da lua-de-mel estourar a sua conta??? Consultores financeiros, vocês estão por fora...essa coisa de poupar, não gastar mais do que recebe de salário e investir o dindin não é o segredo! O segredo é vocês orientarem os casais: " Não se casem em janeiro"!!
- O noivo deve transportar um pequeno objeto de ferro no bolso, para afugentar o mau-olhado. Uma ferradura tá valendo? Aumenta a sorte?
- Mais uma para ter prosperidade financeira: Recomenda-se ao noivo casar com um moeda de prata dentro do sapato e à noiva, com um fósforo na lingerie. (não sei não....hoje em dia a moda tá mais pra noiva se casar com homem rico e noivo se casar com mulher madura carente - se é que me entendem... ).
Em outro post colocarei as superstições de outras culturas, outros países, ok!
Um beijo a todas as noivinhas de plantão!
Lilian Munhoz
Assessora e Cerimonialista da Lumiart Planning
www.lumiarteventos.com
Fontes: Guia de casamento, Dia do sim, Casamento 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário